Edital.png

Um projeto viabilizado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

Aulas de 07 junho a 11 agosto

+

Turma única

com 20 vagas

sendo 10 exclusivas para o Vale do Itajaí

Aulas online
Vídeos on demand
Encontros ao vivo

+

Atividades práticas
Convidados especiais
E-book/Apostila

Consultoria 
personalizada 

no fim do curso

+

Ementa do curso

Capítulo 1 
Teorias e bases do trabalho com audiovisual: uma análise do atual cenário do consumo de vídeos na internet e o quanto essa ferramenta pode ser útil para alavancar negócios ou melhorar a presença virtual do empreendedor. 

 

Capítulo 2
O que é pauta? O que pode render um vídeo? Como escolher assuntos e dividir os temas em diferentes vídeos para explorar melhor o conteúdo, tendo em mente que ser útil para o público é fundamental em qualquer área. 

 

Capítulo 3
A produção por trás de toda gravação. O planejamento necessário para chegar ao momento de captação do vídeo. A pesquisa de referências e do público-alvo para ter uma base do que pode funcionar em cada caso. 

 

Capítulo 4
Formatos em vídeo. Audiovisual é uma linguagem que apresenta um universo de possibilidades para tratar de um mesmo assunto. É possível explorar diferentes formatos para cada objetivo e para cada público. É muito menos sobre o que você vai dizer e muito mais sobre como conta uma história.

 

Capítulo 5
O processo criativo para o desenvolvimento de vídeos. A técnica por trás da criatividade e como exercícios de design thinking podem ajudar. Improviso bem feito requer planejamento prévio. 

Capítulo 6
O roteiro como linha mestra para a condução do audiovisual, independente do formato escolhido. Como montar um roteiro eficiente pode facilitar o trabalho de edição e poupar retrabalho. Quais elementos devem estar presentes no roteiro e os macetes de texto para vídeo, tendo em mente o consumo não linear de conteúdos na internet. 

 

Capítulo 7
Técnicas de gravação. De princípios básicos de enquadramento e iluminação à importância da captação de áudio profissional.

 

Capítulo 8
Desenvoltura em frente às câmeras. Como a postura, a entonação e a dicção influenciam na mensagem passada pelo emissor. Dicas práticas de como se portar e desenvolver o senso crítico para a melhora contínua na apresentação.

 

Capítulo 9
Técnicas de edição em programas simples e avançados, com opções de ferramentas gratuitas que podem ser grandes aliadas. Quais são os recursos básicos para a composição de um vídeo. Como ilustrar um vídeo para que ele se torne mais dinâmico e atrativo. Os cuidados com trilha sonora e imagens de terceiros.

 

Capítulo 10
Conteúdo gravado ou ao vivo? Agora que tenho meu vídeo pronto, onde posso publicar? A diferença de linguagem para cada plataforma na internet. Quando produzir um conteúdo gravado e editado e quando fazer uma transmissão ao vivo. Quais as características de cada meio e como tirar melhor proveito deles.

Quem ministra o curso?

Mariana Paula

Apresentadora, foi editora-chefe do Jornal do Almoço, na RBS TV, e do Jornal do Meio Dia, na RIC Record. Também foi editora do Jornal de Santa Catarina e coordenadora da FURB TV e da FURB FM. 

+

+

Eduardo Burgardt

Publicitário, atuou no marketing do Grupo RBS, RIC TV, Jovem Pan Florianópolis e hoje atende clientes em todo o estado nas áreas de produção, fotografia, vídeo, site, branding e mídias sociais.

Letícia Silva

Atua no Jornalismo desde 2001. Foi editora do Jornal De Santa Catarina e coordenou a RBS TV Blumenau. Tem especialização em Gestão de Projetos e em Estudos Literários.

Convidados

especiais

+

 
Curso de formação para produção de audiovisuais – como criar um vídeo, da ideia à edição
Este laboratório de formação audiovisual vai ensinar a identificar pautas relevantes para o público-alvo, apurar informações, definir formatos e linguagem que atendam à demanda, elaborar check-list de processos essenciais, escolher equipamento para cada tipo de necessidade, bem como ter autonomia para captar e editar com qualidade profissional. A proposta é que o participante adquira autonomia de produção e possa usufruir do impacto positivo do audiovisual no cenário atual da comunicação de massa, ampliando seus públicos, suas possibilidades de reforço de marca e geração de receita. 

Obrigado por se inscrever. Agora é só aguardar e torcer para ser selecionado. Em breve publicaremos a lista de selecionados no Instagram @trilha.films

Inscreva-se gratuitamente

PATROCÍNIO

EditalCatarinense-Branco.png