Edição de vídeo pelo celular: 5 melhores aplicativos para Android e IOS

Atualizado: 4 de abr.

Você define a pauta, delimita o assunto, monta um roteiro com todos os elementos que gostaria de usar, configura o celular, garante uma boa captação de áudio, capricha na gravação e, na empolgação, já visualiza um vídeo dinâmico, informativo, divertido, com a identidade visual da sua marca. Mas aí lembra que não sabe nada de edição de vídeos! E, quando abre o software de edição mais famoso do mercado, não consegue nem entender por onde começar.


Acertei?! Você não está sozinho, mas a boa notícia é que existem aplicativos para Android e IOS que vão permitir que você edite os seus vídeos pelo celular mesmo. Simples, prático, descomplicado. Para quem está sempre na correria e com pouco tempo para sentar na frente do computador, facilita bastante. Então, anota aí quais são os 5 melhores aplicativos de edição de vídeo para Android e IOS.


>> Confira também os 5 melhores softwares de edição para iniciantes (MAC e Windows)


1. InShot

Editor de vídeo intuitivo e leve. O InShot permite incluir trilha sonora, transições, filtros e outros efeitos visuais. A versão gratuita tem algumas limitações, mas já é infinitamente melhor do que postar o seu vídeo bruto. Vai ficar no passado aquele tempo em que você publicava até o momento em que apertava o Rec e corria para se posicionar na frente da câmera, sabe?


O InShot indica músicas que estão em alta nas redes sociais, permite controlar a velocidade de vídeo (até 100x mais rápido do que a imagem original), dá para adicionar a própria voz aos vídeos (como um gravador) e também para sincronizar o som com o vídeo. Na hora de salvar, o app tem opção de ajustar as proporções do vídeo para Instagram, Tiktok e YouTube.


Na versão paga, você consegue até brincar com o efeito chroma, escolhendo o cenário que quiser para substituir o fundo verde. É possível fazer o download em qualquer Android e no IOS.



2. Vídeo Show Editor

Além de todos os recursos básicos de edição, no Vídeo Show Editor dá para criar meme, inserir locução e até dublar personagens. O app tem um banco de trilha sonora livre de direitos autorais, permite exportar em resolução 4k, criar legenda e inserir filtros, transições e outros recursos audiovisuais. Exporta o vídeo final em diferentes proporções para redes sociais e compacta o vídeo para que seja possível enviar por mensagem, por exemplo.


Outro recurso interessante é que o app transforma o vídeo em MP3 e você tem, na hora, um arquivo para postar na plataforma de podcast, por exemplo. É possível fazer o download em qualquer Android e no IOS.


3. Boosted by Lightricks

No Boosted dá para criar vinhetas, anúncios ou vídeos de conteúdo. O app oferece templates que facilitam a vida dos iniciantes, já que você pode escolher um vídeo-base na galeria e personalizar com trilha sonora, cores, imagens, lettering e outros elementos da sua marca.


Você pode compartilhar o vídeo salvo em alta resolução no Boosted direto no Facebook, no Instagram e outros feeds de redes sociais. A versão paga é mais completa do que a gratuita, já que permite acesso a mais templates, opções de fontes/cores etc. É possível fazer o download em qualquer Android e no IOS.


4. IMovie

Exclusivo para IOS, é totalmente gratuito. Ainda tem limitação quanto a transições e filtros, por exemplo, mas é excelente para iniciantes e resolve com qualidade qualquer demanda menos elaborada. É bem intuitivo, dá pra adicionar facilmente efeitos de PIP, tela verde e tela dividida, além de escolher entre mais de 80 músicas livres de direitos autorais, inserir lettering e criar a própria vinheta. Só com estes recursos já dá pra chegar a resultados profissionais, mesmo nos vídeos caseiros para a sua marca.


O IMovie tem um recurso divertido de trailers ao estilo de Hollywood, com 14 templates com gráficos e trilhas sonoras originais do cinema para você substituir as imagens e criar o seu próprio vídeo (só tome cuidado na hora de postar porque há o risco de direitos autorais recaírem sobre a sua conta no Youtube, por exemplo).


5. Efectum

É um app excelente para editar Reels e TikTok, por exemplo. No Efectum é fácil brincar com recursos como câmera lenta, câmera rápida e reverse, adicionar trilha sonora, filtros e efeitos divertidos, ajustar o volume da música e da narração, corrigir o brilho, o contraste e a saturação do vídeo, adicionar texto e adesivos. Na hora de exportar, o Efectum permite salvar na proporção do Instagram, do YouTube e do TikTok. É possível fazer o download em qualquer Android e no IOS.


>> Quer aprender mais sobre como tornar os seus vídeos dinâmicos e atrativos? Acesse nosso curso Como Criar um Vídeo - da ideia à edição.


>> Precisa apenas aprender a editar com qualidade profissional, de um jeito descomplicado? Acesse nosso curso para iniciantes em captação e edição.



Independente do aplicativo que você escolher, o fato é que é urgente a necessidade de investir em conteúdos em vídeo. No Brasil, principalmente, o consumo de vídeo on-line está cada vez maior, como aponta o estudo Inside Video. A Kantar Ibope Media, que organiza a pesquisa, estima que 80% dos brasileiros consomem diariamente vídeos gratuitos on-line, enquanto a média global é de 65%. Já nas redes sociais, o número de brasileiros que preferem conteúdo em vídeo chega a 72%, contra 57% da média mundial.


Outro indicador relevante é que o YouTube foi a rede social mais usada pelos brasileiros em 2020 e a segunda mais acessada no país em 2021 (atrás do Facebook). A maior plataforma de vídeos do mundo só contabiliza usuários entre 18 e 65 anos. Mesmo assim, o número é expressivo: 127 milhões de brasileiros vendo (e postando) vídeos a cada mês. No mundo, são 2,3 bilhões de usuários ativos no Youtube e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados todos os dias.

16 visualizações0 comentário