top of page

Iluminação de vídeo para iniciantes: 5 itens fundamentais

Se você já grava vídeos ou consome vídeos sabe bem a diferença que uma boa iluminação faz, não é? Iluminação boa é fundamental. Em muitos casos, é ela que passa a impressão de um vídeo ser caseiro, amador ou profissional. O cenário é o mesmo, o apresentador é o mesmo, o microfone e a câmera são os mesmos. A única coisa que muda é a luz.


Contudo, ao contrário do que pode parecer, isso não significa necessariamente que você precisa gastar uma fortuna comprando equipamentos profissionais para resolver o problema da falta de luz adequada. Com alguns itens que você tem em casa já pode mudar completamente a qualidade do seu vídeo.


Nós preparamos uma lista com cinco itens que você tem em casa ou que, se não tiver, pode adquirir de forma bastante econômica. Alguns são mais simples e outros vão exigir de você um mínimo de noção com tesoura e papel. Confira a seguir:


1. Janela

Sim, janela. Você tem uma na sua casa, não? Então, se tiver a possibilidade de gravar durante o dia, explore a beleza da luz natural ao gravar seus vídeos com a janela na sua frente (nunca nas suas costas, por favor!), iluminando seu rosto sem deixar áreas de sombra de um dos lados do rosto ou abaixo dos olhos e do nariz. Este é um erro muito comum quando se grava com apenas um ponto de iluminação acima ou do lado da cabeça. Quem nunca tirou uma selfie para publicar nas redes sociais durante a golden hour que atire a primeira pedra!



2. Abajur ou luminária de escritório

Uma lâmpada que você possa direcionar para onde quer pode ajudar muito a tirar aquelas tais sombras indesejadas que apenas um ponto de luz pode causar. Teste a melhor posição para o efeito que você precisa antes de começar a gravar. Geralmente, a melhor posição é com ela virada para a parede à sua frente, gerando uma iluminação mais difusa no ambiente, algo que imita o efeito da luz natural. Neste vídeo do Filmora, um programa de edição bem bacana, eles mostram esse efeito:

3. Softbox

Este equipamento tem exatamente essa função, de iluminar o ambiente de forma difusa, com a luz se espalhando igualmente pelo espaço e não direcionando o maior foco para apenas um local. Aí você vai dizer: “ei, mas isso deve ser caro!”. Na verdade, atualmente, você até encontra na internet equipamentos bons e baratos. Mas, se não tiver faltado às aulas de educação artística no colégio você é capaz de criar a sua própria softbox em casa. No YouTube tem diversos tutoriais de como fazer, este aqui foi um dos mais simples que encontramos:


4. Ring light

Este sim é um equipamento que você vai precisar comprar, mas que o preço é bastante acessível e o efeito que dá justifica o investimento. O ring light é exatamente o que diz o nome: um anel de luz capaz de iluminar de forma ampla o seu rosto e, de brinde, ainda dar um brilho nos olhos. A maioria deles possui ajuste de intensidade da luz e de coloração. Se você não sabe se é melhor escolher a luz amarela ou a branca, a gente te explica pra que serve cada uma delas:


5. Led colorido

Uma fita de led colorida, aquelas de metro em rolo mesmo, ou então uma barra de led não vão ser suficientes para iluminar bem o seu rosto. Mas este tipo de iluminação pode criar um efeito bacana no seu cenário fazendo as vezes de luz cênica. Dando um outro acabamento, muito mais profissional, ao seu cenário. Garanta que você e os objetos que precisam aparecer em cena (como um computador ou um quadro) estejam bem iluminados e divirta-se com o led colorido que pode estar jogado sem utilidade aí na sua casa. Neste canal aqui, além de um conteúdo voltado para quem já tem uma noção de iluminação, você encontra dicas valiosas sobre isso:


13 visualizações0 comentário
bottom of page