top of page

Recursos do Reels: quais são e como usar cada um em seu conteúdo

Você é do time que se arrepia quando pensa em gravar um Reels? Para começo de conversa, vamos deixar claro que não precisa fazer dancinha. Conteúdos educativos (todos adoram listas, por exemplo), trends, tutoriais, receitas, bastidores, rotina e desafios funcionam muito bem no Reels. E uma coisa é fato: vídeos curtos são a principal maneira de conquistar novos seguidores no Instagram, além de aumentar o alcance da publicação. Se você quer crescer de forma orgânica, invista no Reels.


O Reels pode ter até 1 minuto, porém são os primeiros 15 segundos que determinam se ele vai repercutir ou flopar. Se você usar algum formato trend, música em alta e bom humor, aumentam as chances de engajar. E o melhor: como é o formato de aposta do Instagram, ele distribui o conteúdo por mais tempo (até três dias), inclusive para quem não é seu seguidor.


Se o algoritmo entender que o seu Reels despertou interesse logo que você publicou, ele sugere o conteúdo para pessoas desconhecidas no campo de busca, o que atrai mais seguidores. Os seus seguidores atuais também recebem o conteúdo como sugestão na página inicial do feed.


O recurso funciona tanto para informação quanto para entretenimento, e é tão popular que atrai cada vez mais seguidores para o próprio Instagram. Diante de tudo isso, fica claro que ficar de fora é uma má decisão, né? Pesquise formatos, inspire-se, adapte para que você se sinta à vontade. Se bom humor e habilidade na coreografia não são o seu forte, divirta-se explorando os outros tantos recursos que o Reels proporciona. Aqui a gente lista alguns deles:


1. Grave na vertical

Grave no próprio celular, na vertical (em pé), e depois salve os vídeos no rolo da câmera para ir postando diariamente. É simples: acesse o Instagram, entre em Adicionar Vídeo do Reels e divirta-se! Na página inicial de gravação você pode escolher uma música, acelerar ou reduzir a velocidade do vídeo, aplicar filtros e efeitos, ajustar cor, luz e contraste, ou incluir um cronômetro. Você também pode importar do celular alguma foto ou vídeo que já tenha, basta clicar no ícone quadrado no canto inferior esquerdo.


2. Escolha músicas que estão em alta

Se você escolher músicas que estão em alta, o algoritmo distribui ainda mais o seu conteúdo. No site Tokboard você descobre quais músicas estão em alta no TikTok e pode procurar a mesma no Reels. Isso porque o app vizinho antecipa tendência. Se você usa celular IOS, o Reels também mostra uma flechinha para o alto ao lado da música caso ela esteja entre as mais usadas no momento.


3. Edite as cenas conforme a música

Assim que escolher a música, tente editar o vídeo na mesma batida ou pelo menos faça as transições em momentos marcantes da batida da música. É um detalhe que melhora bastante a qualidade do vídeo. Para editar o tempo de duração dos frames, use a barra inferior do aplicativo, que permite cortar o início ou o fim da cena.


4. Insira transições entre as cenas

Aliás, transições são o ponto alto dos vídeos curtos. Algumas transições já estão consagradas: pular e trocar de roupa, colocar a mão na tela e mudar de cenário, estalar os dedos e enumerar dicas na tela, girar a câmera 360 graus para alterar a informação visual ou simplesmente movimentar a câmera para o céu ou para o chão para marcar a mudança da cena. Elas são transições consagradas porque funcionam e são fáceis de fazer.


O segredo é: se você movimentar a câmera do objeto para o céu para encerrar uma cena, a próxima cena precisa começar com o movimento contrário, ou seja, você precisa movimentar a câmera do céu para o outro objeto. Ao adicionar as duas cenas no Reels, o app permite alinhar os arquivos para gerar uma sensação mais real de continuidade. Se você fizer um movimento na cena 1 e a cena 2 for estática, a transição não funciona.


5. Acelere ou reduza a velocidade

O recurso de fast e slow permite alterar a velocidade das narrações e movimentos. Pode ser um recurso divertido para um trecho do vídeo (destacando uma fala ou careta) ou para transmitir sensações (preguiça ou adrenalina, por exemplo).



6. Explore os filtros e efeitos

O mais legal é brincar com os filtros, fundos e efeitos do próprio Reels na hora de gravar. Tem uma infinidade de recursos nesta aba, que você localiza no seu app como um rostinho redondo ou como um ícone de brilhos. Depois de clicar ali, você tem acesso a filtros salvos, que estão em alta, que são mais usados no Reels ou que alteram sua aparência. Dá pra soltar a criatividade com mudança de voz, criando fundo verde, exagerando na harmonização facial e muitas outras possibilidades.


7. Ajustes finais do vídeo

Assim que você gravar e editar o vídeo dentro do próprio aplicativo, avance para ver a Prévia. Lá é possível gravar uma narração. O app oferece a possibilidade de gravar como se tivesse ingerido gás hélio, com voz de gigante, de locutor, de vocalista de banda ou de robô.


Ainda no campo Prévia dá pra ajustar o volume do som (tanto da narração quanto da música em BG), adicionar legenda ou lettering (escrever palavras ou frases curtas para reforçar a mensagem), trocar o filtro, desenhar algo a mão livre ou simplesmente salvar o seu vídeo pronto (flecha para baixo) caso decida publicar em outra ocasião.


>>> Dicas extras: periodicidade e capa

Para ficar acima da média do Instagram, você pode publicar dois Reels por dia. Não cabe na rotina? Mire publicar pelo menos três por semana e analise os resultados. Fique de olho na aba Insights para entender quais conteúdos e formatos tiveram maior alcance.


Você pode compartilhar o Reels no feed ou nos stories. Lembre que, nos stories, ele vai durar apenas 24 horas. Já no feed é sempre legal que ele tenha uma capa com o assunto ou uma chamada provocativa com uma foto sua que combine com o tema e com o título. Como vai ficar permanente na aba de Reels e você também pode deixar permanente no feed, não custa organizar e deixar com a identidade visual da sua marca, né?

74 visualizações0 comentário
bottom of page